"Docendo Discitur"

quinta-feira, agosto 22, 2013

Rentabilidade das Cadernetas de Poupança e as Taxas de Administração dos Fundos de Investimento


A cada alteração da taxa básica de juros (Selic) numerosas análises da rentabilidade da remuneração das  Cadernetas de Poupança,  versus as taxas de administração cobradas pelos Fundos de Investimento, são elaboradas e divulgadas no sentido de orientar os investidores.

Com a elevação da Selic para 9,00 % a. a. os analistas consideram que as aplicações em Fundos de Investimento de Renda Fixa só serão vantajosas se a taxa de administração cobrada pelo fundo for inferior a 1,20% a. a., considerando as diferentes alíquotas de imposto de renda vigentes em função dos prazos de resgates, conforme o quadro abaixo.

FUNDO RENDA FIXA - DI                        
Taxa de Administração  %  a.a.

Prazo de Resgate
0,50
1,00
1,50
2,00

6 meses
0,5
0,47
0,44
0,41

6 meses  a 1 ano
0,52
0,49
0,46
0,43
RENDI
1 a 2 anos
0,53
0,5
0,48
0,45
MENTO
Acima de 2 anos
0,55
0,52
0,49
0,46
%
Poupança Nova  *
0,48
0,48
0,48
0,48
a. m.
Poupança Antiga **
0,50
0,50
0,50
0,50

Fonte :  ANEFAC                          Rendimento mensal líquido com Selic a 8,50 % a.a.







Essas análises, embora matematicamente corretas na sua essência, não consideram certos fatores que são inerentes as aplicações em Caderneta de Poupança e que fazem sensível diferença na rentabilidade desse investimento.

Os cálculos realizados pelos analistas financeiros partem do princípio de comparação da rentabilidade mês ou ano provida pelos dois investimentos, sempre computando períodos “fechados” de tempo, desconsiderando dois aspectos singulares das aplicações em poupança, a saber; o dia do mês em que é feita a aplicação e a data em que os recursos são sacados.

Por regras próprias, as aplicações em Caderneta de Poupança realizadas nos dias 29, 30 e 31 de cada mês são contabilizadas como se realizadas no primeiro dia útil do mês seguinte a sua efetivação, o que já implica em uma perda de rentabilidade para o poupador.

 Exemplificando: vamos supor que um investidor receba seu salário no dia 29 de cada mês, e nesse dia efetue um depósito na Caderneta de Poupança. Nesse caso ele terá uma perda de, no mínimo, 2 dias de rentabilidade. Cabe ressaltar que dois dias perdidos de rentabilidade representam quase 10% dos 21 dias úteis, em média, de um mês. Se, todavia o dia 29 do mês cair numa quarta feira a perda será de 3 dias de rentabilidade (nos meses de 31 dias) como no caso das aplicações realizadas em Julho desse ano. Essa peculiaridade não se verifica uma aplicação realizada num Fundo de Investimento, pois a rentabilidade começa a fruir a partir da data da efetiva aplicação.

O segundo aspecto não considerado, e com certeza o mais importante, é que a Caderneta de Poupança rentabiliza os seus investidores sempre por períodos fechados, no conceito de “data-a-data”, também conhecido como “data de aniversário”. Assim, se houver saque em data que não coincida com a “data de aniversário” haverá perda de dias de rentabilidade, podendo a mesma ser nula, se sacada antes da data de aniversário.       Se o saque ocorrer “n” dias após a data de aniversário, esses “n” dias não serão rentabilizados, o que implicará em uma rentabilidade sensivelmente menor que a comparativa a investimentos realizados em Fundos de Investimento.

Dificilmente o poupador terá um controle das suas respectivas datas de aplicações e das datas de “aniversário” de cada parcela aplicada, logo orientará seus saques apenas pela necessidade de caixa, o que fatalmente gerará perda de rentabilidade nas aplicações em Caderneta de Poupança. Isso não ocorreria se a aplicação fosse efetuada em um Fundo de Renda Fixa.

Como vemos, generalizar análises em termos de investimento nem sempre resulta na correta decisão de qual seja a melhor alternativa para o nosso “rico dinheirinho”, mas qualquer que seja a opção escolhida tenha a certeza que o mais importante é poupar.

Claudio Juchem

Nenhum comentário:

Postar um comentário