"Docendo Discitur"

quinta-feira, março 15, 2012

Restituição do Imposto de Renda. Uma excelente aplicação financeira. - Perguntas & Comentários

Recebi no meu Blog (http://csj-educa.blogspot.com) uma pergunta que a seguir transcrevo:

“Achei muito oportuno o seu artigo sobre a Restituição do Imposto de Renda. Ocorre que nesse exercício tenho um valor significativo de imposto a restituir, oriundo de uma indenização trabalhista. Como não tenho urgência em receber esses recursos e os mesmos serão destinados a aplicação financeira, gostaria de saber se há alguma maneira de postergar esse recebimento, pois dificilmente encontraria uma aplicação financeira, sem risco, que me propiciasse uma remuneração, liquida de imposto, igual à taxa SELIC.  Agradeço tanto a dica, quanto qualquer sugestão”.
Carlos Eduardo

No artigo “Restituição do Imposto de Renda. Uma excelente aplicação financeira.” alertamos que, para os contribuintes que não necessitam dos recursos da restituição do Imposto de Renda para saldar dívidas, a melhor alternativa de investimento é a própria correção que o valor do imposto a ser restituído propicia ao contribuinte, visto que esse valor é  corrigido pela variação de taxa Selic, acrescidos de 1,00%, sendo esse valor isento de imposto de renda.
Carlos Eduardo nos pergunta se existe uma hipótese de postergar esse recebimento.

Existe sim uma maneira de postergar esse recebimento. Basta você apresentar a sua declaração de imposto dentro do prazo legal (até o dia 30 de abril) e posteriormente, nos primeiros dias de maio, fazer uma declaração retificadora, mesmo que não haja nada a retificar. O simples fato de haver uma declaração retificadora colocará a sua declaração no “final da fila” sendo processada após todas as demais declarações, o que tenderá a jogar a restituição do imposto para o último lote ou mais precisamente para os eventuais lotes residuais, que serão processados no decorrer do ano de 2013.

Cabe aqui apenas um alerta: Ao adotar esse procedimento (totalmente legal) sua declaração poderá demorar mais que um ano para ser restituída, portanto pese bem se você realmente não necessita desses recursos nesse ano. Se a sua convicção for essa, boa sorte, aliás, boa remuneração para seu investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário